Login

Utilizando as frases prontas e ditos populares.

 Utilizando as frases prontas e ditos populares.

 

Algo que sempre me incomodou foi o uso de frases prontas e repetidas por inúmeras pessoas. Entretanto, com o passar do tempo, diante do término da impetuosidade de minha juventude, fui percebendo sabedoria nos ditos populares e nas frases prontas. A experiência do concurso público atualmente é uma grande lição de humildade, e com base em alguns jargões e frases prontas ouvidas em programas de rádio, pára-choques de caminhão e livros de auto-ajuda fui me animando e percebendo a sabedoria e profundidade de frases do tipo “saúde e paz que o resto a gente corre atrás”. Sem preocupação com a concordância ou gramática.

Estamos em um momento complicado, com pouca esperança tanto na área privada como na área pública. O corte orçamentário assustou muita gente. Mas aí já cabe o velho jargão “que é na crise que nascem as oportunidades”. Bem como aquele que diz “a sorte é um cavalo selado que passa em sua frente e você deve estar preparado para apanhá-lo”. E por fim uma frase atribuída a Elmer G. Letterman que complementa esta afirmação que “sorte é quando a preparação encontra a oportunidade”.

Tenho notado que esta situação de incerteza é complexa para nós brasileiros, creio que somos inteligentes demais e pensamos demais. Os americanos possuem a famosa frase “Just do it”, que expressa uma atitude necessária para este momento, principalmente para os que estudam para Magistratura do Trabalho. Apenas faça, organize-se, termine de ler aquele livro de Direito do Trabalho que começou. Gabarite as provas objetivas que já ocorreram. Tenho notado um aumento no interesse na argumentação jurídica com técnica e habilidade para expor idéias próprias sem apenas citar doutrinadores de renome, aproveite para se aprofundar nisso também.

Além das frases prontas, a inspiração religiosa também me auxiliou bastante e encontrei na bíblia lições importantes. Uma coisa que notei é que DEUS parece gostar de surpreender o homem e em geral as melhores coisas de nossa vida acontecem quando menos se espera, e aquilo que é certo e aguardado, em geral é decepcionante. Assim, o segredo é não pular do barco, pode ser que a terra firme esteja chegando e você não conseguiu ver por causa da tempestade no mar (olha que até consegui fazer uma frase marcante…).

Em 11 de Eclesiastes tem um trecho interessante que diz que “quem observa o vento nunca semeará e quem olha o tempo nunca segará”. De forma semelhante à frase americana citada, o segredo é manter o equilíbrio, sem euforia ou tristeza e manter o ritmo, sem olhar para corte orçamentário ou existência de concurso único para todos os Tribunais Regionais do Trabalho.

Em suma, vou repetir o que já escrevi em um texto, não pense muito, se algum jargão te motiva, use-o, escreva-o, pratique-o e não conte a ninguém. Apenas plante, apenas faça, apenas confie. Confesso que tudo o que escrevi não me ajudou somente nos concursos públicos, mas sim, em toda a minha vida e dissertar a respeito disso me faz novamente repensar minhas atitudes e o modo de enxergar a vida, assim como acontece com você neste momento.  Avante amigos. Desejo paz e prosperidade em suas vidas. –

 

* Glauco Bresciani Silva – Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – Pós Graduação em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela PUC-MG.

27 de janeiro de 2018
Preparo Jurídico 2012-2018 CNPJ 17.084.865/0001-86 Todos os direitos reservados. All rights reserveds